Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BFA empresta 155 milhões USD para Governo concluir obras

TRÊS LINHAS DE CRÉDITO

Com este acordo, está aberto caminho para terminar a reabilitação de vias de comunicação e a construção do CEFOJOR no Huambo.

O Banco de Fomento Angola (BFA) vai emprestar ao Governo, através da abertura de três linhas de crédito, cerca de 155 milhões USD (ou 41.084 milhões Kz) para a conclusão de três empreitadas de obras públicas nas províncias da Lunda Norte e Lunda Sul, Huambo e Luanda. As informações foram publicadas em Diário da República, no dia 13 de Maio, em três despachos presidenciais distintos, com o objectivo de desbloquear verbas para a conclusão dos trabalhos já iniciados.

O Despacho Presidencial n.º 119/22 autoriza o Ministério das Finanças a celebrar com o BFA um "contrato de abertura da linha de crédito no valor global de 100 milhões USD, equivalente em Kwanzas" para assegurar "parte dos recursos financeiros para executar" a empreitada e fiscalização adjudicada ao consórcio Mota Engil/Omatapalo. Os trabalhos referem-se à reabilitação de cinco lotes (as zonas 6, 7, 8, 9 e 10, numa extensão de 327 quilómetros) da Estrada Nacional 230, que interliga as províncias de Luanda, Cuanza Norte, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul (Saurimo). Aquela importante via de comunicação, que une a capital ao leste do País, é conhecida pelas enormes dificuldades enfrentadas pelos motoristas e pelo seu péssimo estado de conservação, isolando ainda mais as regiões do leste e nordeste com implicações directas na actividade económica. A EN 230 atravessa ainda algumas das principais explorações diamantíferas.

Para Luanda, o Despacho Presidencial n.º 118/22 autoriza o Ministério das Finanças a celebrar com o BFA "um contrato de abertura de linha de crédito" no valor de 7.801 milhões Kz (cerca de 19 de milhões USD) para a realização da empreitada de protecção e estabilização do Lote 4 na ligação Sonils/Via Expressa/Kinfangondo, em Luanda. Parte deste percurso tem sido objecto de reclamações dos utentes devido às dificuldades de utilização e aos constantes congestionamentos, especialmente na zona entre a Via Expressa e Cacuaco.

Já o Despacho Presidencial n.º 117/22 autoriza a abertura de uma terceira linha de crédito com o BFA, no valor global de 14.738 milhões Kz (36 milhões USD), para financiar a construção do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) na província do Huambo. O futuro centro, que já está em construção, vai assegurar formação nas áreas de jornalismo, relações públicas, multimédia, cinema, publicidade e marketing