Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Cinemax lidera na exibição de filmes com 37 salas disponíveis

RETOMA DO CINEMAS DEPOIS DA COVID-19

Cinemax lidera mercado nacional com 37 salas de cinema espalhadas em Luanda, Benguela, Huambo e Huíla. O ZAP Cinemas vem a seguir com sete.

As salas de cinema Cinemax instaladas nos shoppings Xyami localizados em Luanda, Benguela, Huíla e Huambo têem o maior número de espaços onde os amantes do cinema podem assistir aos filmes. Sendo que o Cinemax tem 37 salas e o ZAP Cinemas, segundo ranking, apenas sete no shopping Avennida do Morro Bento. Segundo o director executivo do Cinemax, Hugo Barbio, estas salas estiveram encerradas mais de uma ano devido às limitações impostas pela medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Neste momento de retoma da actividade o Cinemax tem uma média de 40 mil espectadores por mês. Algo que Hugo Barbio considera pouco, tendo em conta que, antes da pandemia alcançavam os 90 mil assistentes por mês. Das sete salas de cinema do ZAP Cinemas, a sua maior atracção é a sala com tecnologia IMAX que permite aos espectadores sensação de maior imersão no filme. No entanto, de acordo com a equipa de comunicação do ZAP Cinemas, na altura em que os cinemas estiveram encerrados, a estratégia foi apostar nos produtos de bar, aproximando mais as "pipocas" dos clientes. "Com a diminuição de medidas de restrição, foram encerrados estes pontos de venda e o foco actualmente é na atracção dos clientes para o nosso multíplex".

O preço médio dos bilhetes vendidos no Cinemax, em 2021, foi de 1.780 Kz. Mas o preço varia de dia e se o filme é em formato 3D ou não. O dia em que o preço de bilhete é mais baixo é as segundas-feiras, o valor é de 1.200 Kz. Os valores mais altos são no fim-de-semana. No ZAP Cinemas acontece o mesmo. O core buzines permite ter uma oferta para diferentes grupos.

Ao tentar abranger camadas com menor poder económico, fazem promoções em que os bilhetes podem custar entre mil e 1.400 Kz. Os grandes grupos também usufruem de preços promocionais, sendo que há o Bilhete Família em que cada pessoa pode pagar 1.200 Kz. Devido à escassez de salas de cinema, surgiram soluções como o Cine Geração, uma iniciativa da Geração 80, que exibe filmes todas as quintas-feiras, cujo conteúdo dos mesmos é do ou sobre o continente africano.