Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Preço do petróleo favorece receita mas prejudica controlo da inflação

Preço do barril de crude em 85.53 dólares

Se por um lado o preço do barril de petróleo ao manter-se acima de 80 USD pela terceira semana consecutiva favorece as receitas petrolíferas dos países produtores como Angola, por outro está a aumentar o custo de vida nos mais industrializados que produzem quase tudo o que Angola importa

Apesar da quebra na produção de petróleo em Angola, a receita fiscal disparou para 4 biliões Kz nos primeiros nove meses do ano, representando um aumento de 30% face aos 3 biliões Kz que os cofres do Estado receberam no mesmo período de 2020, de acordo com cálculos do Expansão com base em dados da AGT publicados pelo Ministério das Finanças no seu website.

Cálculos do Expansão demonstram que embora este ano Angola esteja a produzir em média menos 197.000 barris de petróleo por dia entre Janeiro a Setembro de 2021 face ao período homólogo, o aumento do preço médio de exportação do barril de petróleo está a favorecer o crescimento das receitas petrolíferas do país.

Aliás, a previsão dos especialistas é que o preço do petróleo se mantenha acima dos 80 USD até ao final do ano, já existindo bancos como o JP Morgan que acreditam que o preço chegue aos 100 USD até Dezembro. Demasiado optimistas, considera o pesquisador do Centro de Estudos e Investigação cientifica (CEIC) da Universidade Católica de Angola, José Oliveira, que admite que o preço poderá chegar ao final do ano num intervalo entre os 88 e os 90 USD."Como os preços são influenciados pelos mercados de futuros e como há muito dinheiro disponível nos EUA e na Europa já que os juros estão baratíssimos, não admira que com o mercado firme e com a oferta ligeiramente abaixo da procura, que os mercados puxem até perto dos 90 USD", sublinha.

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)