Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Contribuições para o fundo de pensões Fortaleza Seguros diminuíram 63% para 36 milhões Kz

Relatório & Contas 2020

As contribuições para o fundo de pensões aberto da Fortaleza Seguros diminuíram 63% para 36,7 milhões Kz em 2020 face aos 100,3 milhões Kz registados em 2019 , de acordo com os cálculos do Expansão com base no relatório e contas da seguradora.

A redução das contribuições é explicada no facto de o fundo registar a cessação de dois contratos de participantes e por não registar nenhuma inscrição de particulares, com a excepção do plano de pensões dos colaboradores da Fortaleza Seguros.

O plano de pensões desta seguradora é financiado com 5% pela associada (Fortaleza Seguros) e, de forma voluntária, de 3% pelos seus colaboradores (participantes), contribuições calculadas sobre os respectivos salários.

Apesar da diminuição das contribuições, o valor global do fundo registou um crescimento de 64%, saindo de 110 milhões em 2019 para 181 milhões em 2020. Este crescimento justifica-se devido aos rendimentos financeiros e da desvalorização da carteira de investimentos em Títulos do Tesouro.

Quanto à carteira de investimento, o fundo investiu 105 milhões Kz em títulos de tesouro, 24 milhões Kz em unidades de participação,56 milhões Kz em numerário e depósitos bancários e em juros a receber , 3 milhões Kz.

(Leia o artigo integral na edição 635 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)