Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Endiama Mining opera apenas 6,5% do total das licenças em prospecção

Empresa estatal vai ter produção própria

Das 31 licenças de prospecção de diamantes cedidas pela concessionária Endiama nos últimos dois anos apenas duas, que correspondem a 6,5% do total, são 100% operadas pela Endiama Mining. Nas restantes 29 a empresa estatal tem apenas participações.

A empresa do Grupo Endiama, a Endiama Mining, considerada o braço de produção de diamantes da diamantífera, está a prospectar diamantes em duas concessões mineiras em Sangamina e Luachimba, na Lunda-Norte. A primeira é um kimberlito (exploração na rocha) e a segunda é uma mina aluvionar (exploração em rio).

Depois de vários anos de actividade, o Grupo Endiama, pela primeira vez trabalha nestes dois projectos mineiros para ter uma produção própria. Fontes da Endiama avançam que se trata do início de uma empreitada que pode tornar a concessionária numa empresa mais rentável.

Entre as licenças em prospecção, 25 são em depósitos secundários (exploração aluvionar), equivalente a 80,6% das autorizações de prospecção de diamantes são aluviões. E apenas seis (19,4%) são projectos mineiros primários ou kimberlitos.

Em termos geográficos, a província da Lunda Norte com 16 reservas em prospecção, o equivalente a 51,6%, lidera o mapa da prospecção de diamantes em 2021, A justificação, de acordo com fontes do Expansão, é a reactivação de projectos mineiros que tinham sido abandonados e a recuperação de reservas diamantíferas nas zonas do garimpo, bem como a expulsão de empresas que faziam exploração ilegal de diamantes.

Depois da Lunda Norte, a província vizinha da Lunda Sul é a segunda zona com maior número de projectos diamantíferos em prospecção. Nessa nova era, a província do Moxico entra para o mapa dos diamantes com dois projectos em prospecção, nomeadamente a mina do Luanginga e Lacage, onde a Endiama Mining tem participações de 30% e 20% respectivamente.

A mina do Luanginga vai ser operada pela Alpar, uma sociedade anónima com um capital social de 2 milhões Kz, enquanto a mina de Lacage será operada pela Somileste, também uma sociedade anónima. Na província de Malanje estão em curso trabalhos de prospecção em três minas, duas das quais as reservas estendem-se para a vizinha Lunda Sul e apenas uma mina, na localidade de Bange Angola, a Poliedro Oïl Corporation está a prospectar diamantes.

O mapa da prospecção fica completo com a província do Cuanza Sul. A mina do Gango, atribuída à Sociedade Mineira de Catoca, tem a participação de 30% da Endiama Mining. A mina do Gango é um kimberlito e esse é o primeiro projecto mineiro, no subsector dos diamantes no Cuanza Sul.

(Leia o artigo integral na edição 635 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)