Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Recrutamento moderno - a melhor questão para conhecer um candidato

EM ANÁLISE

Os separadores abertos no seu browser de internet são uma janela para os seus interesses e ambições, pessoais e profissionais.

Como profissional da área do Recrutamento de Executivos, recorri durante anos às metodologias clássicas durante as entrevistas dos candidatos, alternando questões técnicas com as ( já muito gastas) questões que tentam explorar a parte comportamental dos indivíduos, ou como se diz no jargão do recrutamento, os famosos soft skills.

Nesta última década, e especialmente ao nível do Recrutamento de Gestores Seniores, tem prevalecido a convicção de que a validação do background técnico de um profissional pode ser facilmente aferida pelo histórico das empresas por onde passou, e que o recrutador deve sim focar a sua avaliação nas competências de liderança e traços de personalidade do indivíduo. Torna-se, assim, fundamental melhorar e modernizar as abordagens tradicionais durante os processos de Assessment.

Os testes que baseiam-se em modelos de competências estão hoje totalmente ultrapassados, e os guiões de perguntas da maioria dos recrutadores profissionais não são compatíveis com os tempos em que vivemos. Pela prática que levo destes processos, tenho experimentado e desenvolvido guiões de questões que me possam, de forma rápida e objectiva, ajudar a conhecer profissionais seniores e que normalmente possuem a experiência necessária para apresentar um perfil ajustado à posição a que se candidatam ao invés do seu perfil natural.

Mas a pergunta que muitas vezes me colocam é, qual é realmente a melhor questão para colocar durante um Assessment? A resposta é naturalmente subjetiva e depende muito do contexto, no entanto confesso que ultimamente me sinto muito confortável em inúmeros processos com a seguinte questão: "Quais são os separadores abertos no seu browser de internet neste momento? "

Antes de continuar, uma declaração de interesses: eu não sou o autor original desta ideia. Ouvia-a de um autor americano aquando da apresentação de um livro sobre a identificação de talentos na área financeira e achei-a genial. Em primeiro lugar, a pergunta mede o que uma pessoa faz com o seu tempo livre, bem como o seu tempo de trabalho. Se deixar um separador aberto, provavelmente terá alguma importância e espera voltar à página. É uma métrica do que está interessado e como é o seu fluxo de trabalho. Em segundo, esta pergunta permite evitar algumas respostas "pré-fabricadas".

Um candidato pode argumentar que está interessado em linguagem de programação, mas se este tem uma página aberta para o Reddit sobre este tópico, isto é uma preferência demonstrada. Outro aspecto interessante, é que a questão dos separadores abertos no browser permite-me entrar sobre os hábitos dos tempos livres sem ser demasiado intrometido, porque se um candidato avalia alguns dos separadores como demasiado pessoais, ele pode simplesmente recusar-se a falar sobre eles. Tenho sentido também que não é muito fácil dar uma resposta artificial espontânea a esta questão

(Leia o artigo integral na edição 674 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Maio de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)