Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Cyril Ramaphosa tem Covid-19, David Mabuza é o presidente interino da África do Sul

O presidente sul-africano apela à vacinação numa altura em que ele própria está infectado

Foi o próprio Presidente Ramphosa que anunciou no Twitter que tinha testado positivo às Covid-19, ainda que com sintomas ligeiros, neste domingo à noite. Está isolado na Cidade do Cabo onde é seguido pelos serviços médicos militares

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa testou positivo para Covid-19 e está a receber tratamento, ainda que tenha sintomas leves da doença, de acordo com um comunicado da presidência sul-africana. Durante esta semana, será o vice-presidente David Mabuza a assumir interinamente a governação do país.

Ramaphosa, que está totalmente vacinado, começou a sentir-se mal depois de ter participado numa homenagem ao ex-presidente FW de Klerk, na Cidade do Cabo, neste fim-de-semana.

O presidente sul-africano, de 69 anos, foi testado e imediatamente isolada na Cidade do Cabo, onde é seguido pelo Serviço de Saúde Militar da África do Sul, adiantou, ainda, o comunicado da presidência, que não avançou se o Presidente está infectado com a nova variante Omicron.

A variante com mais mutações que nenhuma outra descoberta até agora, foi, justamente, identificada pela primeira vez na África do Sul, e Ramaphosa foi muito crítica as reacções da comunidade internacional que isolaram o país e mais seis dos seus vizinhos, o que também ficou conhecido como "Afrofobia".

A presidência disse ainda que tanto Ramaphosa como toda a equipa governamental têm sido testados sistematicamente à Covid-19, depois de uma viagem no início deste mês de Dezembro a quatro países da África Oriental.

Alguns membros da delegação do presidente deram positivo na Nigéria e voltaram directamente para a África do Sul. Durante o resto da viagem, Ramaphosa e a delegação foram sendo testado e os resultados foram sendo negativos.

"O presidente e a delegação voltaram da República do Senegal para a África do Sul na quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, após obter resultados negativos nos exames", acrescenta o comunicado, que concretiza: "O teste do presidente, no regresso Joanesburgo, em 8 de Dezembro, também foi negativo". Mas, neste momento, todos os que contactaram com o Presidente nos últimos tempos estão sob vigilância.

O comunicado cita Ramaphosa quando diz que sua própria infecção serve como alerta para todos os cidadãos sobre a importância das vacinas e de se permanecer vigilante a qualquer tipo de exposição. "A vacinação continua a ser melhor proteção contra doenças graves e hospitalização", disse o comunicado.

O Presidente Cyril Ramaphosa é agora um dos mais de 37 mil novos casos de Covid-19 no país relatados neste domingo, dia 12 de Dezembro, no mesmo dia, 21 pessoas morreram na África do Sul devido à Covid-19.