Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Emirados Árabes Unidos anunciam investimento de mil milhões USD na RDC

Fórum global de negócios na Expo Dubai

Além da garantia de investimento, Félix Tshisekedi recebeu do governo dos Emirados Árabes Unidos a doação de 30 veículos militares blindados para uso no combate ao terrorismo no leste da RDC.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) projectam um investimento de mil milhões USD na República Democrática do Congo (RDC), conforme anunciou Mohamed Bin Zayed Al-Nahyane, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, durante a estadia do Presidente congolês, Félix Tshisekedi, àquele país asiático, no âmbito da sua visita à Expo Dubai.

Além de abordar questões relacionadas com a "cooperação bilateral, oportunidade de investimento em infraestruturas na RDC, energia, saúde, minas, segurança e defesa", o encontro entre Tshisekedi e o príncipe herdeiro teve como linha de força a convergência em torno do estabelecimento de uma parceria com vantagens mútuas para os dois países, refere a AA, agência estatal de notícias turca, adiantando que os EAU estão interessados em ajudar a RDC no combate ao terrorismo, fenómeno que tem assolado a região oriental do país.

ara a disponibilização dos mil milhões USD foi feita à margem do Fórum Global de Negócios, realizado no Dubai pela Câmara de Comércio e Indústria local, em paralelo com a Expo 2020. O fórum teve como prelector o Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos EAU, cargos que acumula com a função de governante do Dubai.

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)