Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

ENaira entrou em funcionamento com 500 milhões NGN disponíveis

Primeira moeda digital africana

A primeira moeda digital africana entrou em funcionamento esta segunda-feira, com 500 milhões de eNairas (o equivalente a 1,21 milhões USD) cunhadas pelo Banco Central da Nigéria e disponíveis para transacções "menos dispendiosas, mais eficientes e mais seguras", como anunciou o governador do banco central, Godwin Emefiele, citado pelo jornal Premium Times.

Após o acto inaugural do Presidente Muhammadu Buhari, esta segunda-feira, em Abuja, a eNaira ficou disponível para download, através do site oficial da moeda digital nigeriana (enaira.gov.ng) e através de duas aplicações disponíveis na playstore Google e na loja Apple (eNaira speed wallet e eNaira merchant wallet).

A activação da eNaira, inicialmente prevista para o dia 1 de Outubro, representa o "culminar de anos de trabalho de investigação", no sentido do "avanço dos limites do sistema de pagamentos" nigeriano, a fim de assegurar "transacções mais fáceis e sem descontinuidades a todos os estratos da sociedade", como refere um comunicado do Banco Central da Nigéria.

A eNaira é a primeira moeda digital de um banco central africano (CBDC) disponível e foi desenvolvida pela empresa de serviços financeiros digitais Bitt Inc., fintech sediada nos Barbados que está por detrás da criação da moeda digital de alguns países das Caraíbas Orientais.

Além da Nigéria, o Gana prepara o lançamento da sua moeda digital, a e-Cedi, que irá funcionar online e também offline, com cartões inteligentes dotados de um chip, semelhante aos cartões bancários modernos, como explicou Kwame Opponf, chefe de inovação do Banco Central do Gana (BoG), ao site CoinDesk.

Antes da entrada em funcionamento da e-Cedi, que está na fase final de testes, o governador do Banco do Gana, Ernest Addison, lançou um alerta sobre as criptomoedas, moedas que não estão regulamentadas como acontece com as CBDC, que estão ligadas aos bancos centrais e que são, por isso, mais fiáveis.

"Penso que há muito mais ênfase em olhar para a moeda digital, que é apoiada pelo Estado, apoiada pelos bancos centrais. Estas formas privadas de dinheiro [criptomoedas] não são realmente capazes de desempenhar eficazmente as funções de dinheiro", alertou Ernest Addison, durante uma conferência de imprensa, em Junho.

Segundo o Banco Central da Nigéria o eNaira "é uma moeda legal", tal como a naira, que deve ser aceite por "todos os comerciantes e estabelecimento comerciais como forma de pagamento no país".