Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Etiópia proíbe uso de moeda estrangeira nas transacções locais

DIRECTIVA DO BANCO NACIONAL

A directiva do Banco Central obriga os emigrantes etíopes que permaneçam mais de três meses a depositar a moeda estrangeira numa conta poupança.

O Banco Central da Etiópia proibiu a utilização de moeda estrangeira nas transacções locais e reduziu de 90 para 30 o número de dias em que os residentes que regressam ao país podem deter moeda estrangeira. Estas medidas fazem parte de uma directiva de 5 de Setembro que estabelece os limites de Birr, a moeda nacional, e de moeda estrangeira que os viajantes, nacionais e estrangeiros podem transportar por viagem, com o objectivo de estancar a sangria das reservas internacionais. Isto numa altura em que a guerra civil, que eclodiu há dois anos e que opõe o grupo independentista da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF) ao governo de Abiy Ahmed Ali, ameaça a existência do país, como alertou na terça-feira, 06, uma declaração de 35 organizações da sociedade civil que apelaram à paz.

A directiva do banco central obriga os emigrantes etíopes que visitem o país a depositar a moeda estrangeira numa conta poupança se permanecerem mais de três meses. Já o montante que os nacionais podem levar, sem preencher uma declaração alfandegária, aumenta de 1.000 para 4.000 USD. Para os cidadãos estrangeiros o limite sobe para os 10 mil USD, ou equivalente noutra moeda estrangeira, quando a quantia a que estavam obrigados a declarar antes era de 3.000 USD. Estão dispensados desta obrigatoriedade o pessoal das embaixadas ou trabalhadores temporários de instituições estrangeiras que desenvolvam trabalho no país ou que participem em eventos, desde que tenham documentos que comprovem as respectivas entidades patronais.

Quanto à moeda nacional, a directiva limita a 3.000 birr o montante máximo que cada pessoa pode ter na sua posse quando sai e entra no país. Quem se desloque ao Djibouti pode levar 10 mil birr por viagem. Os residentes nos países vizinhos podem entrar na Etiópia com 500 USD, desde que os declarem na fronteira e sejam portadores da declaração no território nacional.

A guerra civil no norte do país está a criar uma crise sem precedentes. O enviado especial dos EUA, Mike Hammer, esteve no fim-de-semana na região de Tigray, após as partes em confronto quebrarem uma trégua. No último mês intensificaram-se os esforços das Nações Unidas e da União Europeia para cessar os confrontos, que, além do número de vítimas, deslocados e fome, ameaçam o futuro da Etiópia.