Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Brexit sem acordo pode resultar em catástrofe económica

ALERTA PRESIDENTE DO PARLAMENTO EUROPEU

"Uma saída desordenada é uma solução muito perigosa", avisou Antonio Tajani, que admite que a União Europeia até estará disposta a ir mais longe em novas negociações "caso o Reino Unido esteja disposto a mudar algumas das suas linhas vermelhas", nomeadamente "no tema da fronteira irlandesa".

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo poderá ter consequências catastróficas, alertou, na quinta-feira, o presidente do Parlamento Europeu, após reunir com a primeira-ministra inglesa, Theresa May. "Foi uma reunião produtiva, mas estamos muito preocupados. Arriscamos uma catástrofe económica e humana, esta é a realidade no caso de um "Brexit" sem acordo. Uma saída desordenada é uma solução muito perigosa", avisou Antonio Tajani.

O italiano manifestou o apoio do PE ao acordo de saída já fechado entre Bruxelas e Londres, por ser a única solução que garante a saída ordenada do Reino Unido da UE, a paz na ilha da Irlanda e a integridade do mercado único. Mas disse estar disposto a ir mais longe "caso o Reino Unido esteja disposto a mudar algumas das suas linhas vermelhas", nomeadamente "no tema da fronteira irlandesa", sem adiantar mais detalhes.

Segundo o coordenador do PE para o "Brexit", Guy Verhofstadt, a assembleia europeia está aberta a tornar a declaração política da relação futura entre a UE e o Reino Unido, que acompanha o texto do acordo de saída, mais "ambiciosa, vinculativa e precisa", inclusive na cláusula do mecanismo de salvaguarda para a fronteira irlandesa, "explicando claramente que aquele é uma segurança e nada mais do que isso".

Em causa está o chamado "backstop", uma solução prevista no Acordo de Saída que será activada se não estiver concluído um novo acordo comercial após o período de transição, no final de 2020, mantendo o Reino Unido na união aduaneira europeia e a Irlanda do Norte sujeita a certas regras do mercado único. (...)


*com Lusa

(Leia o artigo integral na edição 510 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo