Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

"Obriguem-nos a pagar impostos", apelam 102 milionários numa carta aberta aos governos

O actual sistema fiscal "não é justo"

A herdeira da Disney, Abigail Disney, está entre os 102 milionários que escreveram uma carta aberta aos governos de todo o mundo para os obrigarem a pagar mais impostos, uma medida essencial para combater a desigualdade "que pinta um quadro particularmente sombrio".

Com o título "Em impostos nós confiamos", a carta é divulgada quando os líderes mundiais e empresariais se reúnem para um encontro virtual do Fórum Económico Mundial de Davos e depois de a Oxfam divulgar um relatório que revela como as desigualdades se acentuaram durante a pandemia da Covid-19.

O relatório da Oxfam atesta que os 10 homens mais ricos do mundo viram as suas fortunas duplicar para 1,5 biliões USD, durante os dois primeiros anos da pandemia, enquanto a desigualdade e a pobreza aumentavam, revela o The Guardian.

"Como milionários, sabemos que o actual sistema fiscal não é justo", escrevem os 102 milionários, que se associaram num apelo conjunto, tornado público esta quarta-feira: "Tributem-nos já".

Os autodenominados "milionários patriotas" apelam à introdução de "impostos permanentes sobre a riqueza dos mais ricos para ajudar a reduzir as desigualdades extremas e aumentar as receitas para aumentos sustentados e a longo prazo dos serviços públicos, como os cuidados de saúde".

"A restauração da confiança exige a tributação dos ricos", frisam. "O mundo, todos os países que o compõem, devem exigir que os ricos paguem a sua quota-parte justa".

Segundo Nick Hanauer, investidor americano que fez uma fortuna, avaliada em quase mil milhões USD, com uma aposta inicial na Amazon, alega que "um imposto anual sobre a riqueza", que incidiria sobre os que detêm fortunas superiores a 5 milhões USD poderia angariar mais de 2,5 biliões USD, com base numa análise da Fight Inequality Alliance. Quantia suficiente para "tirar 2,3 mil milhões de pessoas da pobreza, fazer vacinas suficientes para o mundo e proporcionar cuidados de saúde e protecção social universais a todos os cidadãos de países de baixos e médios rendimentos (3,6 mil milhões de pessoas)".

O The Guardian calcula que tributar as 119 mil pessoas mais ricas do Reino Unido, a taxas de 2%, 3% e 5%, gradualmente aplicadas até aos que têm fortunas superiores a 50 milhões USD, geraria uma receita fiscal adicional de 60 mil milhões USD por ano. Isto com base em análises feitas por organizações como a Oxfam, a Fight Inequality Alliance, Institute for Policy Studies e the Patriotic Millionaires.

"A história pinta um quadro particularmente sombrio sobre o fecho de sociedades extremamente desiguais, alertam os milionários patriotas, grupo que inclui também o empresário dinamarquês-iraniano Djaffar Schalchi e a estudante e herdeira austríaca Marlene Engelhorn.

A carta surge três meses depois de a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alcançar um acordo histórico com 136 países para a aplicação de um imposto mínimo global de 15% para as multinacionais.