Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Tensões entre Rússia e Ucrânia geram receio de nova escalada nos preços

MERCADOS DE COMMODITIES E DE CEREAIS

Uma intervenção militar russa na Ucrânia tem o poder de influenciar os preços do petróleo e gás natural, assim como do milho e trigo, advertem analistas. Pode ainda criar "perturbações nos fluxos de mercadorias.

O receio de uma intervenção militar russa na Ucrânia, após a deslocação de tropas russas para a Bielorrússia junto à fronteira com a Ucrânia, fez soar o alarme pelo risco que representa para o mercado de commodities, em particular do petróleo e gás natural, e dos cereais. O preço do barril do brent, vendido em Londres, nos contratos para Março, atingiu na quarta-feira, ao início da manhã, um máximo de 89,04 USD e o preço do trigo da Chicago Board of Trade saltou 3,2%, na terça-feira, fazendo recear uma nova escalada no preço dos bens, numa altura em que a inflação atinge a maior parte das economias e desacelera o crescimento económico global.

"Se houver um problema entre a Rússia e a Ucrânia, este poderá ser muito perturbador para o comércio mundial do trigo", afirmou Mark Gold, sócio-gerente da Top Third Ag Maketing, à Reuters, num artigo sobre as implicações da tensão entre os EUA e a Rússia, por causa da Ucrânia, o celeiro da Europa.

Um conflito entre a Rússia, o segundo maior produtor de petróleo do mundo e que fornece 90% do gás natural consumido na Europa, e a Ucrânia, o terceiro maior exportador de cereais do mundo, tem o poder de influenciar os preços do petróleo e gás natural, assim como do milho e do trigo. Pode ainda criar "perturbações nos fluxos de mercadorias", como alerta Warren Patterson, chefe da estratégia de mercadorias na ING, um centro de análise económica e financeira com sede em Singapura, em declarações à Barron"s, revista do Dow Jones, dedicada à informação financeira.

(Leia o artigo integral na edição 658 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Janeiro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)