Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Xi Jinping promete mais de mil milhões de doses de vacinas para o continente africano

Fórum de Cooperação China-África

A Sinopharm é vacina que mais tem sido inoculada aos angolanos, de acordo com dados a que os jornalistas tiveram acesso na recente visita do Presidente português ao centro de vacinação Paz Flor. Dos cerca de 9 milhões de doses administradas até sábado passado, mais de quatro milhões de doses são da vacina chinesa

Esta segunda-feira, o Presidente Xi Jinping anunciou que iria oferecer mais de mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos países africanos e que incentivaria as empresas chinesas a investirem 10 mil milhões de dólares nos próximos três anos nos países africanos.

Contas feitas, até ao momento, a China já forneceu ao continente africano 200 milhões de doses de vacinas. Esta doação surge no momento em que se intensificam as preocupações com a disseminação da nova variante do coronavírus, designada Omicron, e que foi identificada pela primeira vez pelas autoridades de saúde da África do Sul.

Xi Jinping anunciou esta medida na abertura do Fórum de Cooperação China-África, onde também anunciou a criação de linhas de crédito para os países africanos no valor de 10 mil milhões de dólares, embora não tenha detalhado como se farão esses financiamentos.

O Presidente chinês adiantou ainda que as importações totais da China dos países africanos, especialmente petróleo em bruto e outros minerais, devem chegar aos 300 mil milhões de dólares nos próximos três anos, acrescentando que a China e o bloco económico africano vão cooperar em áreas saúde, inovação digital, promoção comercial e desenvolvimento das energias limpas.