Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Reenergizar

Gestão de pessoas

Se procurar num dicionário, provavelmente irá encontrar algo como: acto de dar ou ter energia novamente. Energizar, recarregar baterias, parar, ter tempo para?... ter tempo para aquilo que considerar relevante para si. Já reparou que já passámos o meio do ano?

Estamos em Julho e que, daqui a pouco, já estamos a celebrar o final do ano? É, portanto, um excelente momento para fazer uma pausa, fazer um balanço, ter tempo para si e para recarregar as suas baterias.

Mas, considere pff isto:

1. Que não o faça por moda;

2. Que faça, porque faz sentido para si;

3. Que retire aprendizagens para si;

4. Que esteja claro para si o que quer alcançar até ao final deste ano.

Numa realidade em que somos constantemente bombardeados com tanta informação e contrainformação, permita-se fazer este exercício de forma serena, sem barulho (ou, se para si funcionar, coloque uma música), mas desligue tudo aquilo que o pode perturbar. Este exercício poderá demorar alguns minutos ou dias, tudo depende do que gostaria de alcançar.

Se, por um lado, uma paragem permite neste momento fazer um balanço do que já alcançou até agora, por outro lado, poderá considerar incluir ou adoptar (caso ainda não o faça) um estilo de vida mais equilibrado, para que possa, de forma consistente e duradoura, ter resultados relevantes e visíveis.

O trabalho, o stress, as preocupações, a família, o dia-a-dia fazem parte da nossa realidade e, por isso, é importante encontrar aquilo que considero o "equilíbrio-desequilibrado", mas que seja mais equilibrado do que desequilibrado. Ou seja, saber que pode ultrapassar os momentos mais difíceis e exigentes, mas continuar a ter tempo para si.

*Especialista em Recursos Humanos

(Leia o artigo integral na edição 635 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)