Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

UE vai premiar os melhores trabalhos de pós-graduação

DIÁLOGOS UE-ANGOLA 2022

Além de potenciar as parcerias entre instituições do ensino superior de Angola e da União Europeia (UE), o programa surge para apoiar a excelência na investigação académica e criar oportunidades de progressão a estudantes e docentes do ensino superior em Angola.

A UE vai premiar os melhores trabalhos de licenciatura e de pós-graduação em instituições de ensino superior para promover e dar a conhecer aos jovens angolanos as políticas públicas europeias com o objectivo de reforçar a cooperação com Angola. O prémio, denominado Diálogos UE-Angola, visa apoiar a excelência na investigação académica e criar oportunidades de progressão a estudantes e docentes do ensino superior em Angola, incentivar os estudantes a conhecer mais sobre a UE, as suas normas, práticas ou políticas, incluindo em perspectiva comparada com o País e com África.

O galardão também vai estimular o interesse das instituições de ensino superior de Angola na dinamização dos estudos europeus e cooperação com instituições europeias. Os candidatos ao prémio devem ter idade igual ou superior a 35 anos, estar inscritos num curso de mestrado ou doutoramento de uma instituição de ensino superior de Angola, tenham concluído o primeiro ano curricular, possuam um plano de pesquisa aprovado pela sua instituição de ensino e um orientador com vínculo a uma instituição nacional de ensino superior.

"Todos os temas dos trabalhos são elegíveis, desde que contemplem uma abordagem a práticas, normas ou políticas da UE. Os trabalhos devem ser individuais, originais, redigidos em português, podendo ser aproveitadas as pesquisas feitas no âmbito do curso do aluno, incluindo as suas monografias e trabalhos finais", explica a organização.

Os candidatos têm até 28 de Outubro para submeter as candidaturas para [email protected]. Os candidatos podem ainda retirar a ficha de candidatura ou obter mais informações a partir do endereço https://dialogosue-angola.org. A candidatura deve ser dirigida ao júri de selecção do prémio académico Diálogos UE-Angola 2022 e entregue em suporte digital. Os membros do júri não podem participar numa candidatura, seja como estudantes ou orientadores. Os candidatos que submeterem informações falsas vão ser excluídos automaticamente do prémio e serão impedidos de concorrer em edições futuras.

Quanto aos benefícios do prémio, incluem a edição de uma publicação com os autores galardoados com prémios e menções honrosas, a atribuição de uma viagem às instituições europeias em Bruxelas (Bélgica), aos autores de até 10 melhores trabalhos e aos seus orientadores, o apoio à criação de posters de até 20 menções honrosas, a participação dos autores galardoados com prémios e menções honrosas e respectivos orientadores na conferência final da edição de 2022 do prémio e atribuição de diplomas.

Os candidatos podem ver os requisitos e regras para redacção dos trabalhos no regulamento revisto anualmente e disponível em www.dialogosue-angola.org. O candidato que no momento da candidatura aguarde a conclusão dos processos internos da sua instituição de ensino para a aprovação no presente ano académico, deve entregar uma declaração de honra assinada (disponível em www.dialogosue-angola.org) que ateste o compromisso de entrega do documento da alínea d) logo que este seja disponibilizado.

Após o envio da candidatura, os resultados provisórios serão comunicados aos candidatos e respectivos orientadores até 25 de Novembro de 2022. A Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas Angolanas apoia a institucionalização do prémio pois acredita que a iniciativa vai criar oportunidades para potenciar as parcerias entre