Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"Deu-me gozo voltar a escrever um poema e fazer dele uma canção"

Wilmar Nakeni

Venceu o Grande Prémio do Festival da Canção LAC e o de Melhor Voz do concurso. Nakeni espera realizar um show intimista no final do ano, como faz desde 2017, de forma intercalada. É de opinião que a música deve estar mais exposta para ser consumida

Que importância tem o prémio Festival Canção LAC para a sua carreira?

O Festival da Canção de Luanda da LAC é um concurso com características muito próprias, é sólido e bastante credível. Com um perfil que já se alterou em algumas edições, mas eu particularmente penso ser essencialmente isso, mostrar músicos autorais. Faz toda diferença para os músicos, principalmente para mim, ter participado nesta edição que se apresentou com este tema e com esta visão. Para mim, foi o lugar onde pude também mostrar o meu lado Nakeni, com uma capacidade de ser um artista quase completo. O Festival da Canção apresenta um artista de várias formas: como letrista, como compositor, como intérprete e também como artista popular. Foi possível analisar o perfil do Nakeni em todos esses segmentos. E para mim é satisfatório perceber que, mesmo nas categorias que não ganhei, ainda assim fui visto como concorrente para aquelas categorias. E o facto de ter culminado com os prémios, significa que os critérios que foram analisados pelo público, maioritariamente, e também pelo júri, contribuíram para isso.

Foi a primeira vez que participou no Festival?

Foi a primeira vez que tentei, foi a primeira vez que decidi, vou participar! E preparei-me para isso.

O tema desta edição foi também um convite, já que tratava de música e poesia?

O tema fez toda a diferença. Porquê? Algumas pessoas sabem e outras se calhar não, o meu primeiro objecto artístico é a poesia e não a música. Começo a apresentar-me enquanto artista, como um artista das letras, a fazer poesia. Deu-me muito gozo voltar a escrever um poema e fazer dele uma canção, que era o desafio do Festival.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)