Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola na cauda do ranking da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

PAÍS TEM 10 ANOS PARA CUMPRIR METAS DA AGENDA 2030

Os rankings internacionais continuam a colocar Angola no grupo dos mais atrasados no combate à fome, à pobreza e à desigualdade, entre outros indicadores. Este tema estará novamente em agenda nos próximos dias em mais um encontro de alto-nível sobre Desenvolvimento Sustentável que decorrerá em Nova Iorque.

Angola classifica-se em 149.º lugar, em 162 países, no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumidos pelas Nações Unidas em 2015. Os dados constam do Relatório sobre Desenvolvimento Sustentável de 2019, documento que ao contrário do que foi amplamente divulgado, na semana passada, por órgãos de comunicação social de língua portuguesa, não foi elaborado pelas Nações Unidas, nem foi lançado pela primeira vez este mês.

Na verdade, trata-se de um ranking não oficial lançado em 2016, cuja quarta edição foi divulgada no final de Junho pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Solutions Network, ou SDSN, na sigla inglesa), um organismo independente, com o apoio da Fundação Bertelsmann da Alemanha, e que é assinado pelos peritos Jeffrey Sachs, Guido Schmidt-Traub, Christian Kroll, Guillaume Lafortune e Grayson Fuller.

O ranking analisou 193 países da ONU, mas não conseguiu obter dados suficientes sobre 31 nações, pelo que o resultado final classifica apenas 162 países. O top 10 é liderado pela Dinamarca, que obteve 85,2 pontos, que é acompanhada por mais nove países europeus nos lugares cimeiros. O último classificado, em 162.º lugar, é a República Centro Africana, com apenas 39,1 pontos.

Angola, que no último ranking estava na posição 144 (em 158 países), surge agora na posição 149, a 14 lugares do fim da tabela, apenas à frente de outros 11 países africanos, um asiático (Afeganistão) e outro da América Central (Haiti).

Os peritos independentes analisaram 85 indicadores dos 244 identificados pelas Nações Unidas, e concluíram que o País ainda não cumpre nenhum dos 17 ODS da Agenda 2030, que inclui também 169 metas concretas, cujo objectivo final é a erradicação da pobreza e a promoção de uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. (...)


(Leia o artigo integral na edição 542 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)