Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

INAGBE garante pagar um mês de bolsa dos quatro em atraso

NA PRÓXIMA SEMANA

Para minimizar os constrangimentos vividos pelos mais de 2.500 bolseiros no exterior, o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas Externas vai pagar, na próxima semana, um mês de subsídio dos quatro que estão em atraso. Os estudantes de graduação recebem entre 500 e 1.700 USD, os de pós-graduação 1.500 USD.

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas Externa (INAGBE) garantiu que está ser processado o pagamento de um mês de subsídios dos bolseiros que estão em Cuba, Argélia, Marrocos, Tunísia e Namíbia, para minimizar os constrangimentos que os estudantes estão a viver. De acordo com o director- geral do INAGBE, Milton Chivela, o atraso dos quatro meses de pagamento dos bolseiros no exterior deve-se às dificuldades que os Bancos de Poupança e Crédito (BPC) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI) tiveram na transferência dos subsídios.

"Para resolver a situação, tivemos um encontro no Ministério das Finanças, precisamente com a Direcção dos Tesouros, que assegurou-nos que tem disponibilidade de moeda estrangeira para efectuar as transferências. Então, tivemos um parecer favorável quanto à emissão de ordem de saque em moeda externa para podermos efectuar os pagamentos, principalmente naqueles países onde há maior número de estudantes, como é o caso de Cuba".

O director-geral garantiu que numa semana os bolseiros terão acesso aos subsídios de apenas um mês para minimizar a situação que estão a viver, sobretudo os que têm de pagar o alojamento e a alimentação.

"Ter a situação regularizada não vai ser ainda este mês, porque temos atrasos de três a quatro meses, mas vão receber uma parte dos subsídios daqui a uma semana ou, na pior das hipóteses, duas. Contudo, estamos a trabalhar para rapidamente resolvermos esta situação". (...)

(Leia o artigo integral na edição 574 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)