Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Novos negócios dinamizam comércio em época de pandemia

PLATAFORMAS DIGITAIS

A massificação de negócios com recurso as tecnologias de informação está a ser uma realidade no mercado com os agentes económicos a apostarem nas vendas online para minimizar os prejuízos provocados pela Covid-19, que está a afectar a economia e as empresas.

Em época de crise devido à pandemia da Covid-19 e outros factores, o mundo digital tem acentuado a sua presença no quotidiano dos angolanos com a disponibilização de diferentes serviços e produtos.

Se no início do estado de emergência, que vigora deste o dia 27 de Março, o serviço de entrega de alimentação ao domicílio dominava as plataformas digitais, o cenário tem vindo a mudar com o surgimento e a massificação na oferta de serviços associados à medicina, habitação, automóveis ou até mesmo pequenos negócios.

Hoje, sem sair de casa e com apenas um toque ou clique é possível ter acesso a um médico, comprar uma habitação, carro, ou ainda adquirir um bem pessoal, sem esquecer os negócios de ocasião de diferentes sectores que têm vindo a proliferar nas várias plataformas digitais.

Entre os serviços que têm ganho espaço está a recém criada plataforma Angola Telemedicina, com experiência internacional em inovação digital no sector de saúde, para o atendimento virtual em todo território nacional, com serviços de saúde médica, psicológica e veterinária.

De acordo com o médico Herman Manuel, promotor da plataforma, este mecanismo promove a oportunidade de maior aproximação com profissionais de saúde de diversas especialidades, esteja onde o paciente estiver, sobretudo nesta altura da pandemia que exige o isolamento social como uma das principais medidas para a contenção da sua propagação.

Clínicas privadas que operam no mercado também têm apostado nos serviços online nesta época de pandemia. O sector imobiliário, que está a atravessar uma das suas maiores crises, também olha nesta época para o mercado online como uma via para minimizar as perdas com oferta de novos serviços. (...)

(Leia o artigo integral na edição 575 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)