Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Kwanza "ganha terreno" face ao dólar e euro com subida perto dos 3% numa semana

Bancos fecharam último leilão sem levar totalidade das divisas

Nas ruas da capital do País, o valor da nota de 100 dólares não pára de subir e, esta quarta-feira, era vendida a 74.500 Kz. Já a nota de 100 euros estava a ser "despachada" a 83.000 Kz.

A moeda nacional fechou esta quarta-feira, dia 24, a apreciar perto dos 3% face às principais divisas, com o dólar a custar no mercado oficial 580,43 Kz e o euro 656,01 Kz, de acordo com as taxas de câmbio apuradas no período e que estão disponíveis no website do banco central.

A moeda nacional apreciou 2,8% face ao dólar enquanto face ao euro valorizou 2,5%.

Nas ruas, a taxa de câmbio não pára de cair. Já nas ruas de Luanda, o valor da nota de 100 dólares não pára de subir e, esta quarta-feira, era vendida a 74.500 Kz. Já a nota de 100 euros estava a 83.000 Kz.

Assim, comprar um dólar nas kinguilas custava 745 Kz, ou seja, mais 164,57 Kz do que no mercado formal, atirando o "gap" para os 28,3%. Para o euro, as pessoas tinham de pagar, nesta data, 830 Kz, mais 174 Kz do que no oficial, ou seja, um diferencial de 26,5%.

Analistas apontam a possibilidade de ter havido uma forte colocação de moeda ao mercado pelas várias fontes disponíveis, com destaque pelo Banco Nacional de Angola (BNA) ou mesmo através de compras dos bancos às companhias petrolíferas e demais clientes dos bancos comerciais.

Admite-se ainda que tenha contribuído para a apreciação do Kwanza o facto de o banco central ter dado um "puxão de orelhas" aos bancos, na semana passada, para a obrigação de cumprirem com a regulamentação sobre os limites de posição cambial, definidos a um máximo de 2,5% sobre os seus fundos próprios (que é a diferença entre os activos totais e os passivos totais).

(Leia o artigo integral na edição 580 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Junho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)