Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos cederam só 29% dos 55 mil milhões Kz em projectos aprovados

Financiamentos ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC)

Apenas nove empresas viram os seus projectos aprovados, das quais três já receberam financiamentos, num universo de quase duas mil empresas que se candidataram ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC). Empresários de diferentes sectores denunciam vícios no processo e pedem a desburocratização do programa.

Desde que arrancou em definitivo, em Março, o Programa de Apoio ao Crédito (PAC) apenas libertou 16,1 mil milhões Kz, o equivalente a 29% dos 55 mil milhões Kz aprovados para projectos submetidos por empresas nacionais a este mecanismo de financiamento.

Os 16,1 mil milhões correspondem a três projectos de um total de 9 já aprovados desde Março e que representam o arranque do PAC, apesar de o programa já ter dois anos e meio, indicam os dados do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) divulgados em Junho.

Dos projectos avaliados, apenas três receberam os montantes do financiamentos, um indicador que coloca em xeque as expectativas dos empresários sobre a marcha dos financiamentos, no âmbito do PRODESI.

Dos três financiamentos que já receberam o financiamento, dois foram disponibilizados pelo Standard Bank Angola (SBA), um total de 15,9 mil milhões Kz, e um pelo FiniBanco, que cedeu 190 milhões para a indústria madeireira (ver tabela).

De um total de 1.964 projectos, apenas nove receberam "luz verde", sendo que seis aguardam, ainda, a cedência dos créditos já aprovados. Tratam-se de projectos de diferentes sectores de actividade com destaque para a agricultura, indústria transformadora e comércio.

Assim, em dois e meio após o lançamento do PAC, ainda só foram concedidos 12% do total dos 131,3 mil milhões disponibilizados para o programa, crédito esse concedido por dois dos 24 bancos que aderiram a este programa do Governo para apoiar os sectores da diversificação económica. Até ao momento, foram aprovados o equivalente a 42% desses 131,3 mil milhões.

(Leia o artigo integral na edição 581 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)