Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Presidente coloca Isabel dos Santos na liderança da Sonangol

3 de Junho

O Presidente José Eduardo dos Santos, nomeou a empresária Isabel dos Santos, para as funções de presidente do conselho de administração da petrolífera estatal Sonangol, informou a Casa Civil da Presidência.

A nova presidente do conselho de administração da empresa petrolífera estatal Sonangol, Isabel dos Santos, referiu que a nova equipa de gestão vai "implementar um novo modelo para o sector petrolífero" e um "programa de transformação", segundo a agência Lusa.

Em comunicado, enviado à agência Lusa, Isabel do Santos, explica que a nova equipa vai "diminuir o custo de produção e optimizar os recursos, tendo em vista aumentar a competitividade internacional do sector petrolífero angolano".

Aumentar a rentabilidade da empresa e os dividendos dos accionistas, assegurar a transparência na gestão, melhorar a relação com os fornecedores e com os restantes parceiros e promover a responsabilidade com a comunidade, são outros objetivos da nova equipa de administração da Sonangol, liderada pela filha do Presidente de Angola, hoje nomeada pelo seu pai.

Isabel dos Santos informa também, no comunicado, que o novo conselho de administração da empresa vai ser apoiado por três consultoras, nomeadamente The Boston Consulting Group, a PwC e a Vieira de Almeida e Associados.

"Temos, como empresa, que nos comprometer com uma cultura de fazer mais com menos e de nos focarmos na excelência e em resultados", refere, salientando que a excelência é a "melhor defesa" e o "melhor ataque".

A designação de Isabel dos Santos para presidente do conselho de administração e administradora não executiva da Sonangol surge no âmbito da reestruturação da empresa estatal e do sector petrolífero angolano, processo em que já tinha participado, com consultores do Boston Consulting Group, a PwC e a Vieira de Almeida e Associados.

Para presidente da comissão executiva - novo órgão entretanto criado pelo Governo para a petrolífera estatal -, e administrador executivo, foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Gerónimo, que transita do conselho de administração anterior.

A nova equipa da Sonangol é composta ainda pelos administradores executivos César Paxi Manuel João Pedro, Eunice Paula Figueiredo Carvalho, Edson de Brito Rodrigues dos Santos, Manuel Luís Carvalho de Lemos, João Pedro de Freitas Saraiva dos Santos e Jorge de Abreu.