Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Serviços de saúde e de ensino vão pagar IVA enquanto medicamentos serão isentos

Governo adia IVA para Julho de 2019

Terceira versão do Código do IVA prevê redução da lista de operações isentas de IVA. Algumas operações financeiras e operações de seguro do ramo não-vida fazem parte dessa lista.

O Governo adiou para Julho de 2019 a entrada em vigor do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que inicialmente estava prevista para Janeiro do próximo ano, devido a atrasos na publicação e entrada em vigor de legislação. Entretanto já há uma terceira versão do Código do IVA que, face à proposta inicial, contemplam agora a tributação em serviços de saúde e ensino.

Por outro lado, produtos como medicamentos ou livros estarão isentos. A informação foi avançada, ao Expansão, pelo coordenador do Grupo Técnico para a implementação do IVA, Adilson Sequeira, que justifica o adiamento com com questões como a necessidade de cumprimento dos prazos entre a aprovação, publicação e entrada em vigor da Lei do IVA.

Adilson Sequeira diz que o objectivo é que a nova data permita que o período de "vacatura da lei não seja inferior a um mínimo de três a quatro meses", garantindo deste modo, tempo suficiente para que os sujeitos passivos do IVA se ajustem aos seus condicionalismos e formalismos. (...)

(Leia o artigo integral na edição 493 do Expansão, de sexta-feira, dia 5 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)