Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Criação de mecanismo de apoio em situações de catástrofe na agenda da reunião dos chefes da diplomacia da CPLP

Delegação angolana chefiada por Téte António

Angola participa hoje na reunião, por videoconferência, dos chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, por videoconferência, que vai analisar a criação de um eventual mecanismo de apoio entre os Estados-membros em situações de emergência ou catástrofe.

A delegação angolana será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, a partir das instalações do Mirex.

A reunião acontece à margem da 75ª sessão ordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, na qual os responsáveis vão partilhar informações sobre o estado e o impacto da Covid-19 nos Estados-membros e antecipar os temas da XV reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que terá lugar de 7 a 9 de Dezembro deste ano.

Os chefes da diplomacia da CPLP deverão abordar também a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo que acontece em 2021, em Luanda, depois da edição que estava prevista realizar-se em Julho passado ter sido adiada, por causa da pandemia da Covid-19. A propósito, o chefe da diplomacia angolana já assegurou que o País mantém a disponibilidade para acolher a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Nesta edição Angola deverá assumir a presidência rotativa da organização, por dois anos, liderada, actualmente, por Cabo Verde.

O ponto de situação relativo ao projecto de Acordo sobre a Mobilidade na CPLP, saído da 24ª Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, bem como os desafios em matéria de segurança e combate ao crime organizado, serão igualmente abordados neste encontro ministerial.

A CPLP é uma organização internacional formada por países lusófonos, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o objectivo de aprofundar a amizade mútua e a cooperação.