Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Desporto

Mundial da Rússia movimenta 736 jogadores de 32 selecções avaliados 12,2 mil milhões USD

Os milhões do Campeonato do Mundo

Selecção francesa ostenta o título de mais valiosa do Mundial da Rússia, com os seus 23 atletas avaliados em 1,2 mil milhões USD, correspondente a 10% do conjunto de 32 países. Já a estreante selecção do Panamá, entra em campo com o plantel mais pobre da competição, cotado em 10 milhões USD.

Os 736 futebolistas convocados para o Mundial da Rússia em representação das 32 selecções qualificadas estão avaliados em 12,2 mil milhões USD, correspondente a pouco mais de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) angolano, de acordo com cálculos do Expansão com base nos dados do Transfermarkt, site alemão dedicado ao futebol e outras modalidades.
As informações do Transfermarkt assinalam que a selecção francesa é a mais valiosa da prova, estando os 23 atletas da equipa gaulesa avaliados em quase 1,2 mil milhões USD, equivalente a 10% dos 12,2 mil milhões em jogo na vigésima primeira edição da prova mais importante do desporto rei. Sendo que, além da selecção francesa, fazem parte do top cinco dos países mais valiosos, a Espanha, Brasil, Inglaterra e Alemanha, que no conjunto representam 46% dos 12,2 mil milhões USD, valendo 5,6 mil milhões USD (ver infografia).
O craque da selecção brasileira, Neymar e o astro argentino Leonel Messi dividem o pódio de jogadores mais valiosos do Mundial da Rússia que arrancou quinta-feira, estando cada um avaliado em 212 milhões USD. Seguindo-se, na terceira posição do ranking, o médio belga Kevin De Bruyne, o avançado inglês Harry Kane e o egípcio Mohamed Salah, avaliados em 175 milhões USD.

(Leia o artigo na integra na edição 477 do Expansão, de sexta-feira 15 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)