Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Antigo Finibanco prepara fusão com Standard Chartered Bank Angola

ACCESS BANK AGUARDA APROVAÇÃO DO BNA

Após ter adquirido o Finibanco, o Access Bank PLC comprou 60% do Standard Chartered em Angola, e fez uma proposta à ENSA para comprar os restantes 40%. Agora, o gigante nigeriano aguarda por "luz verde" do regulador para concretizar a fusão dos dois bancos.

O Access Bank Angola (ex-Finibanco) está a preparar uma fusão com o Standard Chartered Bank Angola e aguarda actualmente que o Banco Nacional de Angola (BNA) se pronuncie sobre o processo, apurou o Expansão.

O banco agora detido pela maior entidade bancária nigeriana também já enviou alguns nomes que irão integrar o conselho de administração, depois de alguns administradores do então Finibanco terem manifestado interesse de cessar as suas funções. Entretanto, segundo soube o Expansão, o banco continua a funcionar com administradores do Finibanco, e aguarda pela fusão para constituir um conselho de administração definitivo que possa integrar representantes da Access Bank Plc, do Standard Chartered e da ENSA. A conclusão do processo está prevista para o segundo semestre do ano.

Após a compra das acções do Finibanco ao banco português Montepio (com 51% das acções), bem como aos accionistas Mário Palhares (detinha 35% do capital social), Francisco Simão Júnior (4%), João Avelino dos Santos (4%) e outros (5%), de acordo com informações disponíveis no site oficial da instituição, o Access Bank Plc passou a deter 99,80% das acções do banco, cabendo a Dumilde das Chagas Simões Range, na qualidade de herdeira, os restantes 0,20%.

Por outro lado, o Access Bank PLC adquiriu as actividades do britânico Standard Chartered Bank em Angola, ficando com 60% do capital social da instituição bancária. Quanto aos restantes 40%, o Access Bank fez uma proposta à ENSA Seguros (detentora das acções) para ficar com a totalidade das participações do banco. Mas a ENSA encontra-se no programa de privatizações e pretende privatizar 51% das suas acções em bolsa ainda este ano, de acordo com o calendário do PROPRIV.

Nova sede

O novo dono do Finibanco Angola alterou oficialmente o nome da instituição bancária em Fevereiro para Access Bank Angola. O banco não só fez o rebranding da marca, como também alterou a sua sede, transferindo-a para a Torre Victória Premium, na Avenida Gamal Abdel Nasser, nas Ingombotas.

No entanto, segundo soube o Expansão, a inauguração da sede está prevista para o início do segundo semestre do ano, quando o banco terminar o processo de fusão e eleger um novo conselho de administração.

De acordo com os dados mais recentes (balancete do IV trimestre de 2023), até ao final do ano passado o Finibanco tinha um activo avaliado em 156,1 mil milhões Kz, enquanto o passivo ascendia aos 119,3 mil milhões USD. O banco ainda detinha 36,7 mil milhões de capitais próprios e registou lucros de 1,4 mil milhões Kz.

Já os activos do Standard Chartered Bank estão avaliados em 44,4 mil milhões Kz, ao passo que os passivos rondam os 28,9 mil milhões. Os capitais próprios são de 14,3 mil milhões e contabilizou lucros de 1,9 mil milhões Kz em 2023.