Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Petróleo desliza com investidores à espera da resposta de Israel ao ataque do Irão

Conflitos no Médio Oriente pressionam preço do crude

Numa altura em que os investidores aguardam para perceber se haverá ou não retaliação de Israel ao ataque do Irão, os preços voltam a cair.

Os preços do petróleo estão a descer nesta quarta-feira, à medida que os ventos económicos contrários pressionaram o sentimento dos investidores, restringindo os ganhos provenientes das tensões geopolíticas, com os mercados atentos à forma como Israel poderá responder ao ataque do Irão no fim-de-semana.

Perto das 08:00 de Luanda, o Brent do Mar do Norte, referência para as exportações angolanas, perdia 0,4% para 89,7 USD o barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, recuava 0,5% para 84,9 USD.

Israel garantiu na segunda-feira que iria responder ao ataque de Teerão, apesar dos apelos do Ocidente e dos próprios países do Médio Oriente para que exista contenção, mas não divulgou desde então qualquer detalhe sobre o tipo de retaliação que poderá estar em causa.

Além das tensões no Médio Oriente, também os mais recentes comentários de Jerome Powell, presidente da Fed dos EUA, estão a penalizar o sentimento do mercado. Isto porque abrem a porta a que os juros na maior economia mundial se mantenham em níveis elevados durante mais tempo, o que poderá penalizar a procura por energia.