Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estado investe 50 milhões USD em 300 bolsas para licenciados

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ AO PRÓXIMO DIA 15 DE AGOSTO

Apenas para licenciados com uma média mínima de 16 valores e com a nacionalidade angolana. Os seleccionados vão receber um subsídio mensal de 750 USD para os mestrados e 1.500 USD para doutoramento. O destino são as melhores universidades do mundo, garante o ministério.

Governo vai premiar 300 licenciados com elevado desempenho e mérito académico com bolsas naquilo que considera ser "as melhores universidades do mundo". São cerca de 50 milhões USD de investimento, que resultam da soma dos gastos relacionados com propinas, alojamento, alimentação, entre outras despesas. O projecto estende-se até 2022.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 15 de Agosto, e devem ser feitas no site do IGNABE, sendo que os apurados vão receber um subsídio mensal de 750 USD para os mestrados e 1.500 USD para doutoramento, independentemente dos países onde estiverem a estudar. E haverá também um subsídio anual para estiver a fazer investigação científica, que será de 500 USD para mestrado e mil USD para o doutoramento.

De acordo com a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria Bragança Sambo, a formação dos quadros vai ser direccionada para áreas consideradas deficitárias. "Vamos formar profissionais nas áreas que se considera deficitárias e que são aquelas que o Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) requer, as áreas de engenharia, tecnologias, ciências agrárias, ciências médicas, educação, cultura e artes, turismo e lazer".

No quadro de formação, a responsável acrescentou que existem bolsas para 60 médicos, para fazerem as necessárias especialidades, 90 bolsas para doutoramento e 150 para o mestrado. Quanto à selecção das universidades, o programa escolheu universidades até à posição 600 dos rankings da "Times Higher Education Rankings", "QS World University Rankings" e "ARWU-Shangai Ranking". (...)


(Leia o artigo integral na edição 535 do Expansão, de sexta-feira, dia 2 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)