Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Preços dos bilhetes dos comboios vão chegar aos 150 e 600 kz até ao final do ano

FMI IMPÕE FIM AOS SUBSÍDIOS DO ESTADO

Os passageiros dos comboios suburbanos de 2.ª e 3.ª classes vão pagar o bilhete, a partir de sexta-feira, a 210 e 60 kz. Mas até final do ano, a tarifa tem de chegar aos 600 e 150 kz, respectivamente, com o fim da subsidiação.

Os preços dos bilhetes dos Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) vão subir, até ao final do ano, com os de 2.ª classe a serem fixados em 600 kz e os de 3.ª classe em 150 kz, numa lógica de subida gradual dos preços, que tem início esta sexta-feira, apurou o Expansão junto de fonte oficial.

A subida é resultado do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que obriga o Governo a pôr fim à subsidiação em vários sectores, entre eles o dos transportes públicos.

Os utilizadores dos comboios suburbanos de 3.ª classe vão assistir a uma duplicação de 100% das tarifas dos bilhetes, pagando 60 kz e os de 2.ª classe 5%, passando a custar 210 kz nas estações do Bungo/ Catete/ Bungo.

"Face às despesas da empresa, o actual preço dos bilhetes que se pratica é inconciliável porque na realidade o bilhete real deveria estar avaliado em 600 kz para 2.ª e 150 kz para 3.ª classe. No entanto, este diferencial enorme que existe tem contribuindo para os problemas da empresa, por isso estamos a fazer este reajuste paulatinamente", justifica fonte oficial.

A primeira subida da tarifa dos bilhetes atinge os comboios suburbanos por registarem maior subsidiação do Estado no sector dos transportes ferroviários.

Sem uma data para o reajuste, as tarifas dos bilhetes dos comboios de médio curso Luanda-Dondo (1.500 kz) e longo curso Luanda-Ndalatando (1.500 kz) e Malanje (3.000 kz) permanecem inalteráveis. (...)

(Leia o artigo integral na edição 536 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)