Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Filho de Carlos São Vicente vai ser ouvido em Portugal

É arguido no mesmo processo do pai, Carlos São Vicente

Mais dia menos dia, Ivo São Vicente, filho do empresário Carlos São Vicente, vai ser ouvido em Portugal. As cartas rogatórias nesse sentido já foram remetidas, ao abrigo da cooperação judiciária, que existe entre os dois países, segundo confirmou esta sexta-feira, o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós.

Ivo São Vicente foi constituído arguido no mesmo processo do pai, e de acordo com a Lusa, ter-se-á manifestado disponível para ser ouvido no processo, tendo afirmado que desta forma ficaria a conhecer "de uma vez por todas os factos que alegadamente são imputados e terão levado à decisão do congelamento das contas bancárias, pessoal e empresarial", há 4 meses.

Entretanto, a Lusa noticia esta sexta-feira, que teve acesso a um despacho da PGR que prolonga a prisão preventiva do pai, Carlos São Vicente, por mais dois meses, dada a necessidade, segundo a PGR, "de se realizarem as diligências em falta". São Vicente está detido desde setembro, em Luanda.

O processo que envolve Ivo e Carlos São Vicente está relacionado com "um esquema ilegal" que lesou a Sonangol em mais de 900 milhões de dólares.

Entre 2000 e 2016, São Vicente, pai, foi diretor de gestão de riscos da Sonangol e, em simultâneo, presidente do conselho de administração da companhia AAA Seguros, sociedade que tinha a petrolífera angolana como única accionista, monopólio que terá proporcionado "um esquema de apropriação ilegal de participações sociais" da seguradora e de "rendimento e lucros produzidos pelo sistema" de seguros e resseguros no sector petrolífero.