Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Decorre, neste momento, o IV Fórum indústria do Expansão

Conferências Expansão

Está a decorrer, nesta sexta-feira (26), o IV Fórum indústria do Expansão no hotel Intercontinental, em Luanda, com o tema " Competitividade e crescimento da indústria em Angola". Acompanhe em directo no site do Expansão.

O IV Fórum do Expansão junta os principais operadores deste sector. Rui Miguêns de Oliveira, ministro da Indústria e Comércio, fez abertura do evento, seguindo-se depois três apresentações para lançar alguns dos temas que estarão a debate.

A primeira apresentação será feita pela directora-geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA), Filomena Oliveira, que irá falar dos factores de competitividade para a indústria nacional. A segunda intervenção está a cargo do Partner da KPMG, Fernando Mascarenhas, que irá apresentar os eixos para o crescimento industrial em Angola. Para fazer a terceira apresentação, convidamos o coordenador do Centro Investigação Social e Económica da Faculdade de Economia (UAN), Fernandes Wanda, para nos falar como será a indústria nacional daqui a 10 Anos.

Segue-se depois o momento de debate sobre todas estas questões, sendo que na mesa redonda estarão presentes agentes importantes deste sector, nomeadamente, José Macedo, director-geral da Novagrolider, Diogo Caldas, CEO da Refriango, Adérito Areias | PCA da Salinas Calombolo (Grupo AA), Luís Diogo, director-geral da Fabrimetal e Jorge do Amaral , CEO da ALCAAL Angola, sob moderação de João Armando, director do Expansão.

A sessão de encerramento será feita pelo Presidente da Associação Industrial de Angola (AIA) José Severino, que fará a síntese do que foi debatido durante a manhã e trará as conclusões deste IV Fórum indústria.

"Desconstruindo" no período da tarde

O período da tarde está reservado para "DESCONSTRUINDO - Conversas do EXPANSÃO", onde vai abordar-se a questão das Infraestruturas, Tecnologia e do Capital Humano no Investimento Industrial. Os intervenientes irão responder à seguinte questão: Faltam empresários ou condições para o desenvolvimento da indústria no país?

O músico Dog Murras é o convidado do Expansão para a "voz do cidadão". Na mesa de especialistas estará o presidente da Associação das Indústrias Têxteis e Confecções de Angola (AITECA), Luís Contreiras, Fernando barros, membro da Associação das Indústrias de Materiais de Construção de Angola (AIMCA) e Marlene José, directora-geral da Foodcare.

O formato passa pela realização de uma sessão com uma apresentação/exposição, feita por uma figura de relevo social fora da área em discussão (máximo 15 minutos), que na verdade representa a opinião do cidadão comum sobre o assunto, seguindo-se depois cinco depoimentos em vídeo (cerca de 2 minutos), de empresas directamente envolvidas, onde estas colocam as suas questões e mostram o seu posicionamento face ao assunto em questão.

É com este "material" que damos depois início a uma conversa informal, tendo para o efeito uma mesa constituída por três elementos que representam as principais instituições que podem responder pelo sector e as instituições que definem as regras dentro da temática em discussão, com uma platéia restrita de empresários e outros interessados (máximo 150 elementos).