Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Acelera lança programa para apoiar ideias inovadoras de estudantes

1ª EDIÇÃO DO ORANGE CORNER ANGOLA JUMPSTART

A Orange Corners, um projecto que se encontra em vários países de África, apoia jovens empreendedores no crescimento dos seus negócios através de programas de incubação e aceleração. Em Angola, o program vai ser gerido pela Acelera Angola e as inscrições vão até domingo, dia 18.

O Acelera Angola (uma incubadora e aceleradora de pequenas e médias empresas) lançou o programa acelerador nacional, denominado Orange Corners Angola JumpStart (OCA), com objectivo de apoiar ideias inovadoras de estudantes e jovens empreendedores.

O programa visa impulsionar startups em estágios iniciais, servindo como ponto de partida para transformar ideias promissoras em empreendimentos de sucesso. O OCA Jumpstart tem uma duração de 4 semanas, que incluem 20 dias de bootcamp (treinamento) com workshops, palestra inspiradora, masterclass, pitch training e um demo day (dia de demonstração).

O candidato ao programa do OCA Jumpstart deve ter nacionalidade angolana ou ser integrante de um projecto que opera em Angola, não se encontrar a participar noutro programa JumpStart da Acelera Angola, possuir uma ideia/projecto que irá beneficiar a população angolana, ser estudante, não ter participado em edições anteriores do Jumpstart, nos últimos seis meses. No caso de candidatura de uma equipa, todos os membros devem ser indicados no formulário, obrigatoriamente, para receber certificado no final do programa. Para se candidatar ao programa Orange Corners Angola JumpStart, os candidatos interessados devem acessar ao site https://orangecorners.com /country/ angola/ e preencher o formulário de candidatura com as propostas ou ideias de negócio.

As candidaturas para a 1ª edição do Orange Corner Angola JumpStart estão abertas até 18 de Fevereiro. Após o encerramento das inscrições, as candidaturas serão avaliadas para serem seleccionadas as 30 melhores ideias. Os empreendedores com as ideias mais promissoras serão convidados a participar no bootcamp (treinamento) do OCA Jumpstart, "um programa que oferece uma oportunidade única para desenvolver, aprimorar e levar as melhores ideias e os melhores empreendedores ao próximo nível". O bootcamp (treinamento) do programa decorrerá no período de 04 a 27 de Março em formato online, com o demo day (dia de demonstração) no dia 28 do mesmo mês em formato presencial. E, no final do programa, as startups irão defender o seu projecto.

O vencedor receberá um prémio de um milhão de Kz e serão criadas condições técnicas e financeiras para o desenvolvimento do projecto vencedor, nomeadamente, actividades como a assistência tecnológica, apoio à digitalização do negócio, incluindo presença na internet e nas redes sociais, estudos de mercado, apoio na identificação de soluções de financiamento. "Para a 1ª edição do OCA Jumpstart de 2024 procuram-se ideias inovadoras para problemas reais".

De acordo com a gestora do programa, os participantes terão direito a workshops especializados conduzidos por "formadores especialistas do mercado, proporcionando conhecimentos valiosos, para o desenvolvimento de startups, eventos de networking, onde haverá a oportunidade de interacção e colaboração entre os participantes, criando conexões que podem impulsionar o crescimento do negócio, acesso a rede de mentoria experientes para orientação individualizada", permitindo que os participantes recebam apoio individualizado para os seus desafios específicos, entre outros.

Entre os critérios de avaliação estão a definição do problema ou oportunidade do Mercado, produto/solução - resposta a necessidade de mercado, tamanho do Mercado e público-alvo, modelo de negócios - como irá produzir receita, entre outros critérios.