Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Como criar uma 'startup' de sucesso: obtenção de capital

Em análise

Embora seja um lugar-comum, é errado pensar que os investidores só estarão interessados nos potenciais lucros que a sua empresa poderá gerar e, como tal, é incorrecto planear um pitch meramente dedicado a esse aspecto.

A fórmula para o sucesso na criação de uma empresa consiste numa combinação de factores que variam em função do contexto. Porém, existem algumas regras essenciais que todos os empreendedores devem respeitar se pretendem transformar boas ideias em bons negócios.

Uma empresa criada a partir do zero necessita de acesso a recursos para que possa optimizar as suas potenciais oportunidades. A obtenção de capital é, na maioria dos casos, um dos principais desafios na criação e desenvolvimento de uma startup de sucesso. Tipicamente os bons empreendedores têm capacidade de atrair capital. Mas como?

O processo de obtenção de capital é composto por várias fases, cada uma delas definida por diferentes termos, condições e etapas. O capital próprio é, frequentemente, a abordagem utilizada pelos empreendedores na fase inicial do negócio, até porque nestas etapas as ideias e os projectos tendencialmente não estão aptos a apresentarem garantias que lhes permitam obter financiamento.

Seja através de poupanças ou contribuições de family and friends, o capital inicial de uma empresa é, geralmente, constituído por capitais próprios.

*Partner da KPMG