Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Blockchain: A próxima revolução tecnológica?

Gestão

Nos dias que correm é muito difícil entrar num sítio de tecnologia na internet sem encontrar uma referência a Blockchain. É como se de um momento para o outro o mundo tivesse despertado para o seu poder e descoberto como explorar todo o seu potencial. O Blockchain é uma das grandes tecnologias de futuro e vai ter um impacto fortíssimo em vários segmentos de negócio.

e uma forma muito simplista, a tecnologia de Blockchain é uma base de dados distribuída e descentralizada que regista todas as transacções efectuadas numa rede e onde todos os membros dessa mesma rede acreditam e confiam na informação guardada nesse banco de dados como segura e imutável. É no conceito de informação distribuída pelos diversos membros da rede que assenta a sua vantagem, criando consenso e confiança na comunicação directa entre partes, sem intermediação de terceiros. Pense nesta base de dados como um livro de registos, onde são apontados todos os movimentos feitos dentro da rede. Vários utilizadores em todo o mundo - podem ser milhares, dependendo do Blockchain em questão - têm uma cópia da mesma base de dados. O facto de cada pessoa ter um livro de registos actualizado em tempo real permite evitar fraudes e representa o ingrediente secreto do Blockchain, cuja tecnologia assenta em algoritmos de criptografia avançada.
Criptomoedas
Uma das primeiras utilizações reais do Blockchain foi na criação de criptomoedas, ou seja, moedas 100% digitais. O Bitcoin é hoje a moeda digital mais conhecida, mas existem outras tais como o Ripple, Dash ou Litecoin.

*Partner de IT Advisory da KPMG

(Leia o artigo na integra na edição 438 do Expansão, de sexta-feira 08 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)