Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Líder inspirador... quem é?

Gestão de pessoas

Um líder inspirador não necessita necessariamente de ser um guru de liderança que move centenas ou mesmo milhares de pessoas. O líder inspirador deve, sim, fazer a diferença na vida de cada um, que no seu colectivo tende a almejar grandes realizações e conquistas. Assim, ao tocar na sua vida, está a fazer a diferença. Mas esta diferença tem de ser desejada e sentida.

O que nos leva a dizer que determinada liderança é inspiradora? Já alguma vez se fez esta questão?

Considero que a Liderança Inspiracional é aquela em que o líder envolve as pessoas de tal forma que se revêm, naquilo que o líder diz, faz ou aquilo que ele solicita que realizem. É como se o seu discurso, as suas acções, tivessem o dom de conquistar as pessoas e fazer com que ajam de acordo com a sua mensagem.

Mas, mais do que isso, a liderança inspiracional remete-nos para as seguintes características:

- Líder transmite confiança e fiabilidade;
- Líder transmite uma visão clara do futuro;
- Líder desperta a necessidade de sentir e de se querer concretizar;
- Líder envolve a(s) pessoa(s);
- Líder tem voz que reconheço e valorizo;
- Identificar-se com o líder;
- Líder é íntegro;
- Líder é optimista.

Mas e você? Já parou, de facto, para pensar sobre este tema? O que é necessário que o líder tenha como competências, para que tenha uma liderança inspiradora? (...)

(Leia o artigo integral na edição 501 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)