Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Educação não se compra

Capital Humano

Quando cada vez mais as relações pessoais são importantes, mesmo em contexto laboral, ser o melhor tecnicamente não chega. Não chega ter um bom currículo ou ter a "melhor" formação. Ou os melhores conhecimentos. É fundamental ter educação e valores. Sim, "aquilo" que se aprende em casa e com as pessoas que nos são mais próximas.

As licenciaturas, MBA"s, mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos, formação de executivos e todos os demais cursos e acções formativas que poderíamos aqui descrever são, obviamente, importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, dependendo do contexto em que está inserido. Tudo isto tem, naturalmente, um preço, seja em escolas públicas ou privadas.

Dependendo da qualidade da escola, poderá ter melhores ou piores professores, mas a teoria e os livros estão lá e na maioria das vezes bem adequados a cada curso. Ou seja, qualquer pessoa, desde que tenha feito o mínimo esforço, pode ter um curso, mais ou menos complexo, que lhe dê ferramentas importantes para o seu futuro profissional e para poder crescer em qualquer organização.

Mas isso não é tudo. Quando cada vez mais as relações pessoais são importantes, mesmo em contexto laboral, ser o melhor tecnicamente não chega. Não chega ter um bom currículo ou ter a "melhor" formação. Ou os melhores conhecimentos. É fundamental ter educação e valores. Sim, "aquilo" que se aprende em casa e com as pessoas que nos são mais próximas. (...)


(Leia o artigo integral na edição 512 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)