Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Sérgio Piçarra lança sábado "Golpe baixo e Jogo sujo"

No Palácio de Ferro em Luanda

A celebrar os 32 anos de "Mankiko", o artista lança novo livro que resulta da compilação dos cartoons publicados entre 2021 e 2022. O acto de lançamento está marcado para sábado, dia 3 de Dezembro, no Palácio de Ferro, em Luanda.

O artista vai contar, em retrato desenhado e numa perspectiva cronológica, os "prubulemas que (ainda) estamos com eles", usando a sátira como "ferramenta". Aliás, nos últimos anos, o artista tem publicado os seus trabalhos em vários órgãos de comunicação social, físicos e digitais, como é o caso do jornal Expansão e do Novo Jornal, do grupo Nova Vaga.

Sérgio Piçarra é o vencedor do Prémio Franco-Alemão dos Direitos Humanos e do Estado de Direito 2020, conquistado pela primeira vez por uma figura angolana. O respectivo prémio só é atribuído a pessoas "que contribuíram de modo excepcional para a protecção e promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito nos seus países e a nível internacional".

Nestes últimos 30 anos, Sérgio Piçarra criou outros personagens que interagem com "Mankiko", e que dão vida aos seus cartoons, por onde pulsa a vida política nacional, nomeadamente a sua companheira "Fatita", "o Bajulino" e o respectivo "Chefe", a menina "Esperança" e o "cassule Futuro".