Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estado compra à China 10 locomotivas por 1,2 mil milhões kz

JÁ CHEGARAM SETE A ANGOLA

Chegam nas próximas semanas as três locomotivas que faltam no investimento feito em locomotivas para o transporte ferroviário de passageiros.

A aquisição de 10 locomotivas à empresa Chinesa CRRC custou ao Estado angolano 1,2 mil milhões de Kz de acordo com a verba inscrita no OGE. Do total , já chegaram sete locomotivas, quatro para a província de Luanda e três para Benguela, sendo que as que faltam irão para o caminho- de-ferro de Moçâmedes. Esta entrega que estava prevista para o mês de Maio, mas registou um atraso devido à situação da pandemia Covid-19.

"A chegada das três locomotivas que restam dependem da nossa ida à China, propriamente à fábrica da CRRC. Devido à conjuntura vamos fazer aceitação de forma remota, através de videoconferência, e aqui faremos outros testes. Devem chegar nas próximas semanas", garante o director-geral do Instituto Ferroviário de Angola (INFA), Ottoniel Manuel.

Cada locomotiva, tecnicamente designada por Unidade Múltipla Diesel, é composta por quatro carruagens, permitindo a transportação de 696 passageiros , somando as lotações dos assentos e dos passageiros que podem viajar em pé.

As locomotivas que estão a ser fabricadas pela empresa Chinesa CRRC e destinam-se exclusivamente ao transporte público urbano. " São menos dispendiosos em termos operacionais e de manutenção", garante o director do INFA, que acrescenta: "Estas locomotivas foram fabricadas de raiz e acompanhadas pela nossa equipa desde o projecto de engenharia". (...)


(Leia o artigo integral na edição 576 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo