Na via Camama/Viana cada quilómetro vai custar 5,34 mil milhões Kz
O valor da construção dos 6,8 km que faltam na estrada Camama/Viana está definida em 54,8 milhões de dólares, que corresponde a 35,182 mil milhões de kwanzas, ao que se junta a verba de fiscalização, mais 1,151 mil milhões, para um total de 36,333 mil milhões de kwanzas.
Por outras palavras, cada quilómetro desta estrada vai custar ao erário público 5,343 mil milhões Kz, mais de 8,3 milhões USD.
Este é um troço de 11 km no total, sendo que o Estado já pagou 1,2 mil milhões Kz à construtora MCA para as obras de recuperação de 4,2 km da mesma estrada, tiveram início em Julho de 2020 mas acabaram por parar por falta de pagamentos.
A infraestrutura é coordenada pelo Instituto de Estradas de Angola (INEA) que, na altura, avançou que a primeira fase da obra serviu para diminuir os embaraços no trânsito e os problemas de drenagem.
Para a conclusão dos 6,8 km da estrada que liga a zona do Camama/Viana, passando pela zona do Calemba 2, foi publicado no despacho presidencial n.º 91/21, de 11 de Junho, em Diário da República, que o financiamento para a conclusão da obra é garantido no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), para permitir a execução dos trabalhos iniciais com vista assegurar uma melhor circulação rodoviária. O diploma refere que o Presidente da República autoriza a despesa de 54,8 milhões USD, equivalente a 35,2 mil milhões Kz e, formaliza a abertura de contratação simplificada em função de critérios materiais, para adjudicação dos contratos no regime de construção e fiscalização da referida obra. No total, o governo vai pagar um total de 36,3 mil milhões Kz, dos quais 1.151 milhões para os serviços de fiscalização da empreitada quando a obra estiver concluída.
(Leia o artigo integral na edição 629 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Junho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)