Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Polícias e militares podem votar fardados

Eleições 2022

A Comissão Nacional Eleitoral decidiu que polícias, militares, médicos, funcionários das companhias aéreas e agentes dos serviços de protecção civil e bombeiros podem votar trajados com os seus uniformes de trabalho. E farão parte da lista de prioritários nas assembleias de voto.

Na reunião da passada sexta-feira o plenário da CNE fez aprovar uma resolução por unanimidade onde são autorizados a votar os cidadãos devidamente trajados com os seus uniformes de trabalho de algumas classes profissionais - polícias, militares, médicos, funcionários das companhias aéreas e agentes dos serviços de protecção civil e bombeiros. Terão também prioridade no acesso às mesas de voto.

A medida foi tomada tendo em linha de conta a necessidade de criar condições a um grupo de cidadãos que dada a importância do serviço público que prestam à sociedade, sendo no entanto importante salientar que esta "facilidade" se estende apenas ao que estarão a trabalhar no dia das eleições.

Isto já tinha acontecido igualmente em outros pleitos eleitorais, em 2017 o grupo de profissões era um pouco mais largado e incluía por exemplo enfermeiros ou jornalistas, mas a opção este ano passou pelas classes referenciadas acima. Acrescentar no entanto, que polícias e militares não podem fazer parte das mesas das assembleias de voto, e que devem estar a pelos menos 100 metros dos locais de votos, a aproximar-se apenas das mesas de votos se a sua presença for solicitada pelo presidente da assembleia de voto.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo