Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Receita fiscal dos diamantes afunda 80%, para 1,4 mil milhões Kz em Agosto

Venda de diamantes entre Janeiro e Agosto

A receita fiscal com a venda de diamantes, entre Janeiro e Agosto, caiu quase 80% para 1,4 mil milhões Kz em Agosto, contra os 6,3 mil milhões arrecadados em Janeiro. Essa quebra na receita fiscal, é acompanhada com o afundanço produção em 95% para os 75,4 mil quilates em Agosto, contra os 1,3 milhões produzidos em Janeiro deste ano.

Ou seja, no último mês as empresas apenas produziram 5% do total de diamantes extraídos em Janeiro.

Essa quebra na produção é atribuída à pandemia da Covid-19 que afectou a indústria extractiva de diamantes, tendo obrigado as empresas a reduzir a sua actividade. Recorde-se que muitos trabalhadores entraram quarentena e que o maior operador, a Catoca, teve um foco de infecção que obrigou à suspensão das suas actividades.

Durante o período em análise, o mês de Maio foi o pior de todos os tempos (ver tabela), tendo registado uma produção de 41 mil quilates, gerando uma receita fiscal de 572 milhões Kz, o equivalente a 15 milhões USD.

Fontes ligadas à comercialização de diamantes da SODIAM avançam que o mercado internacional de diamantes está encerrado, obrigando as empresas a fazerem stockagem.

A Sociedade Mineira de Catoca foi obrigada a paralisar uma central de tratamento e actualmente opera com apenas metade da sua força de trabalho, ou seja, trabalham na mina perto 1.000 trabalhadores.

Além de Catoca, que explora a quarta maior mina de diamantes a céu aberto a nível mundial, muitas outras minas diminuíram ou tiveram de suspender a sua actividade produtiva, tudo porque as bolsas internacionais estão quase que inactivas. Não havendo compradores, não é possível fazer vendas.

Por isso as exportações de diamantes também estão em queda. A AGT, no seu mapa sobre a arrecadação fiscal do sector, indica
que a receita em dólares também caiu 83%, para 30 milhões USD em Agosto, contra os 176 milhões arrecadados em Janeiro.

A produção diamantífera no mês de Março caiu 83,3% comparativamente ao mesmo mês de 2019. Já em Maio a queda foi de 71,4% em comparação com igual período do ano passado.

(Leia o artigo integral na edição 594 do Expansão, de sexta-feira, dia 2 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo