Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo revê programação macroeconómica 2024 com queda do sector petrolífero e crescimento do PIB para 3,01%

Comissão Económica do Conselho de Ministros

As novas previsões do Governo apontam para um crescimento do sector não petrolífero na ordem dos 5,31%, contra os 4,62% previstos no OGE 2024. Para o sector petrolífero, prevê-se uma queda de 3,22%, face à contracção de 2,47%, previstos anteriormente.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou esta terça-feira a Programação Macroeconómica Executiva (PME) para 2024, prevendo um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem dos 3,01%, acima da previsão inicial de 2,84%, apesar da queda de 3,22% do sector petrolífero. A reunião foi presidida pelo chefe do executivo, João Lourenço.

O Governo perspetiva um crescimento do sector não petrolífero na ordem dos 5,31%, contra os 4, 62% previstos no Orçamento Geral do Estado ( OGE ) deste ano. Entretanto, as previsões para o sector petrolífero, incluindo o gás, são piores do que as iniciais, já que o Governo prevê uma contracção de 3,22%, quando as previsões iniciais apontavam para queda de 2,47%.

A Programação Macroeconómica Executiva indica, ainda, que para o exercício económico em curso, o sector fiscal apresentará um saldo fiscal superavitário de 1,82% do PIB, contrariamente à perspectiva inicial de saldo fiscal de 0,02% do PIB no OGE 2024. No sector monetário espera-se um crescimento homólogo da base monetária na ordem dos 4,08% e, no sector externo, o saldo superavitário da balança de pagamentos na ordem de 198,50 milhões USD, resultará num aumento das reservas internacionais, cujo stock deverá fixar-se no final do período, em 14,93 mil milhões USD.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou também o Plano Estratégico do Fundo Soberano de Angola 2024-2028, documento com os pressupostos para a abordagem ao investimento e à sua gestão, o Plano Anual de Atividades da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (concessionária nacional) com as ações a desenvolver no decurso deste ano, assim como respetivo orçamento.