Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Tributar os ricos para uma sociedade mais solidária - e feminista

Convidado

Nos Estados Unidos, foi a vice-presidente Kamala Harris quem fez soar o alarme no final de Fevereiro, apontando que 2,5 milhões de mulheres haviam sido forçadas a sair do mercado de trabalho desde o início da pandemia.

"A nossa economia não pode recuperar-se sem a participação plena das mulheres. Esta é uma emergência nacional", martelou, chamando para um plano nacional para lidar com a situação.

Enquanto os avanços na imunização Covid-19 nos Estados Unidos oferecem a esperança de uma rápida recuperação económica, as cicatrizes permanecerão profundas. As mulheres representam 43% da força de trabalho nos Estados Unidos, mas sofreram 56% das perdas de emprego associadas à pandemia, entre outras razões porque elas são super-representadas nos sectores mais duramente atingidos, incluindo o sector da restauração e o do turismo. E as mais afectadas são as mulheres sem educação superior, as negras e as latinas.

Os Estados Unidos são apenas um exemplo. Em todo o mundo, a perda de empregos devido à pandemia afectou mais as mulheres. O impacto na renda é óbvio, mas as consequências serão sentidas a muito longo prazo, já que aqueles meses sem trabalho significam uma perda nos seus direitos de previdência - quando existem.

Mesmo para as mulheres que conseguiram manter um emprego, a situação deteriorou-se. Para algumas, o isolamento social reduziu as suas oportunidades de escapar da violência doméstica. E a maioria delas teve de dedicar ainda mais horas ao trabalho doméstico não remunerado. São elas as principais responsáveis pela saúde das suas famílias, cuidando das crianças, dos doentes e dos idosos, que estão mais vulneráveis do que nunca. E estão a tornar-se professoras domésticas para as centenas de milhões de crianças que foram privadas de ir à escola desde o início do vírus.

As consequências da distribuição desigual dos cuidados não remunerados e do trabalho doméstico já são conhecidas: mulheres e meninas têm menos tempo para se dedicar à sua educação e a futuras formações. Para elas é mais difícil entrar e progredir no mercado de trabalho remunerado, o que significa salários mais baixos, bem como menos protecção social e pensões.

E as perspectivas para a próxima geração não são mais tranquilizadoras. Mais de 1,7 mil milhões de crianças foram afectadas pelo encerramento de escolas. Embora os atrasos na aprendizagem afectem todas, para muitas meninas é uma saída permanente do sistema. Algumas já voltaram a trabalhar no campo ou como empregadas domésticas, e a ONG Save the Children estima que, até 2030, vão acontecer 13 milhões de casamentos infantis a mais do que seria de esperar sem a Covid-19.

Esta é a marca desta pandemia: as suas consequências afectam desproporcionalmente os mais vulneráveis, aprofundando as desigualdades de género, classe e raça. Enquanto o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, devemos lembrar que esta situação não é aceitável nem inevitável.

Em todo o mundo, as pessoas foram forçadas a tomar consciência do papel crucial dos serviços públicos, tais como serviços de saúde universais, cuidados para idosos e crianças, educação, além do acesso à água e saneamento, uma vez que a higiene se tornou um imperativo.

* Diretora Executiva da Global Initiative for Economic, Social and Cultural Rights e membro da Comissão Independente sobre a Reforma Tributária Internacional das Empresas (ICRICT)

(Leia o artigo integral na edição 616 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Março de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)