Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BPC inicia esta quarta-feira venda de 480 activos imobiliários

Residências, terrenos e espaços comerciais

O BPC, maior banco de capitais públicos, com uma carteira de 480 imóveis, entregou à imobiliária do próprio banco, a BPCI, 239 para começar a vender a partir desta quarta-feira, 5 de Maio.

São activos imobiliários propriedade do Banco de Poupança e Crédito, que a instituição pretende por a "render" na dinamização do mercado imobiliário nacional, na concretização "do sonho de casa própria, bem como alavanca para a dinamização de outros negócios por via sobretudo das PME"s", refere uma nota informativa do BPC.

A informação esclarece ainda que os activos que serão comercializados por via do BPC Imobiliária são propriedade do Banco de Poupança e Crédito, que delegou à imobiliária, através da celebração de um contrato-quadro, "o processo de gestão e alienação do património não core".

De acordo com a informação, numa primeira fase serão vendidos 239 activos de um total de 480 que compõem o portfólio do banco a nível nacional, dos quais "66% estão em zonas urbanas e 34% em zonas rurais", sendo que "cerca de 80% dos imóveis estão concentrados nas províncias de Luanda, Bengo, Huíla e Benguela".

O banco assegura tratar-se de "um serviço inovador", para comercialização de activos através de "leilões digitais", que o BPC garante cumprir com "pressupostos de segurança, lisura e transparência".

Os interessados em adquirir imóveis sob gestão da BPCI poderão aceder ao website www.bpcimobiliaria.com.

Os activos compreendem uma área bruta de "5,5 milhões m2, correspondendo na altura um investimento total de cerca de 29,8 mil milhões de kwanzas" e incluem casas, espaços comerciais e terrenos.

O BPC realizou esta manhã uma cerimónia que marcou o arranque do processo de comercialização dos imóveis sob sua gestão.