Fundo "Kimbo" da BFA gestão de activos capitalizado com 5 milhões USD
A ideia é canalizar o dinheiro para alguns sectores estratégicos em linha com os objectivos de diversificação da economia nacional, com destaque para o downstream do agronegócio e a logística. BFA gestão de activos quer atingir os 20 milhões USD, numa primeira fase.
O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) formalizou a sua entrada no fundo de investimento de capital de risco "Fundo Kimbo", em parceria com a BFA Gestão de Activos (BFAGA), no valor global de 5 milhões USD (cerca de 4,6 mil milhões Kz, ao câmbio actual), segundo uma nota enviada ao Expansão.
A ideia é investir em alguns sectores estratégicos em linha com os objectivos de diversificação da economia nacional, com destaque para downstream do agronegócio e a logística.
O Fundo Kimbo está na sua primeira fase de capitalização, e tem como objectivo alcançar os 20 milhões USD, com uma maturidade de 10 anos. Assim, com a entrada do Fundo Soberano o Kimbo está agora capitalizado com 10 milhões USD.
Segundo o documento, este acordo estratégico marca um avanço na colaboração entre o FSDEA e a BFAGA, fortalecendo os esforços para promover o desenvolvimento económico sustentável em Angola, por via do financiamento às Pequenas e Médias Empresas (PME"s).
"O investimento do FSDEA neste Fundo de Investimento de Capital de Risco é um passo estratégico que reforça o nosso compromisso em apoiar, por intermédio de terceiras entidades, o crescimento das pequenas e médias empresas em Angola. Esta iniciativa não só contribui para o fortalecimento da economia nacional, mas também promove a inclusão financeira, incentivando o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas, priorizando os domínios do género e da juventude", aponta Armando Manuel, PCA do FSDEA.
Rui Oliveira, CEO da BFAGA, também comentou sobre a relevância desta parceria. "Estamos entusiasmados com esta colaboração com o FSDEA, que trará um impacto positivo significativo no desenvolvimento económico e social de Angola. O Fundo Kimbo serve de veículo para formalizar a nossa missão a longo prazo de ajudar a financiar e construir empresas mais fortes através de soluções de capital inovadoras e de produzir um impacto mensurável, assegurando que os benefícios do desenvolvimento cheguem a todos os sectores da sociedade", reforçou.