Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Agrónomos, operadores de máquinas e técnicos de saúde estão entre as profissões mais procuradas em Angola até 2024

Perfis e categorias profissionais

Agricultores e agrónomos, operadores de diversos tipos de maquinaria e técnicos de medicina e saúde pública serão as profissões mais procuradas em Angola, nos próximos 4 anos, segundo o estudo da EY sobre a evolução do mercado de trabalho no país.

O estudo prevê um "aumento continuado na criação de postos de trabalho", transversal a todos os sectores, estimando que em 2024 existam 14,7 milhões de empregos, mais 20% do que os 12,2 milhões contabilizados em 2019.

Serviços de apoio às empresas (que compreende actividades financeiras e de seguros, actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares e actividades administrativas e dos serviços de apoio) e alojamento e restauração são os sectores que irão crescer mais, com taxas de crescimento de 6,8% e 6,1%, respectivamente, entre 2019 e 2024. Mas não é nestes sectores que Patrícia Vicente, manager de People Advisory Services da EY, identifica mais oportunidades de emprego.

Entre as profissões mais relevantes a nível técnico e operacional, e onde se espera uma maior procura para "alavancar a recente dinâmica da economia angolana", estão os "agricultores e agrónomos, operadores de diversas tipologias de maquinaria e técnicos de várias especialidades da medicina e da saúde pública", refere a consultora. Contudo, a necessidade por profissões será "vasta", nos mais variados sectores económicos. "Importa referir que as profissões são dinâmicas e, como tal, vão aparecendo e desaparecendo, consoante as necessidades e o ritmo de desenvolvimento económico de cada sociedade", resume Patrícia Vicente.

(Leia o artigo integral na edição 622 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo