Angola e Namíbia abrem cooperação no transporte ferroviário
Angola e Namíbia vão estreitar a cooperação entre os dois países no sector dos transportes com base nos Decretos Presidenciais publicados esta semana. Os acordos enquadram-se na política geral traçada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) de fomentar a circulação entre os membros da Comunidade e abrangem os sectores aéreo, marítimo e fluvial.
Assim, a nível aéreo, o acordo contempla operações de serviços entre e para além dos respectivos territórios de aeronaves civis, ficando de fora voos militares. Reforçando assim os acordos já existem que permitem à TAAG voar até aquele país.
A novidade desta nova fase de cooperação entre Angola e Namíbia vai para o transporte rodoviário que vai marcar uma nova era na ligação entre estes países, que se comprometem a assegurar o livre fluxo de transporte de mercadorias e passageiros respeitando a legislação de cada um.
Ente os vários objectivos do acordo destacam-se o esforço dos dois países em contribuir para o desenvolvimento de uma indústria de transporte ferroviário forte e competitiva na sub-região da SADC de forma a desenvolver a concorrência entre os diferentes operadores deste tipo de transportes.
Mas para que isso aconteça será necessário construir caminhos de ferros entre Angola e Namíbia para a ligação dos países e nesta senda será criado um Comité Conjunto de Transporte Ferroviário que vai coordenar a materialização do acordo estabelecido.
(Leia o artigo integral na edição 588 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)