Gasóleo subiu e passa a custar 400 kwanzas a partir de hoje
A medida entrou em vigor às 00:00 desta sexta-feira, de acordo com um comunicado do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, que mantém inalterado o preço da gasolina em 300 Kz por litro. O fim dos subsídios aos combustíveis é um dado garantido, entretanto, o Governo continua sem divulgar um calendário para a actualização dos preços.
A partir de hoje, 04 de Julho, o gasóleo passa a custar 400 Kz por litro, um aumento de 33% face aos 300 kz praticados anteriormente nas bombas de combustíveis, dando continuidade ao processo de remoção de subsídios aos combustíveis levado a cabo pelo Governo. Trata-se do segundo aumento do preço do gasóleo este ano, após o ajuste feito em Março.
A medida entrou em vigor às 00:00 desta sexta-feira, de acordo com um comunicado do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), que avança que os preços de venda ao público dos demais produtos, em regime de preços fixados, nomeadamente a gasolina, o petróleo iluminante e gás de petróleo liquefeito (GPL), mantêm-se inalterados.
O fim dos subsídios aos combustíveis é um dado garantido, mesmo considerando os impactos negativos no custo de vida e na actividade económica no País. Entretanto, o Governo continua sem divulgar um calendário para a actualização dos preços da gasolina e gasóleo.
A última vaga (a seguir a 2016) de retirada gradual dos subsídios aos combustíveis arrancou a 2 de Junho de 2023, o que provocou a subida do preço do litro de gasolina de 160 Kz para 300 Kz, mas a forte desvalorização do Kwanza nesse período acabou impedir os ganhos para os cofres públicos com a redução da subsidiação. Em Abril de 2024 o preço do gasóleo passou de 135 Kz para 200 Kz, um ano depois, concretamente, a 24de Março deste ano, subiu 50% para 300 Kz.