Empreendedorismo e industrialização são os principais desafios para o desenvolvimento
A cultura empresarial no continente é "vibrante", com cerca de 80% dos africanos a encararem o empreendedorismo como uma boa oportunidade de carreira. As novas estratégias de industrialização devem centrar-se no aproveitamento deste dinamismo e focar-se na criação de emprego de qualidade.
O empreendedorismo e a industrialização são os grandes desafios apontados a África para enfrentar o baixo desenvolvimento humano e o crescimento a duas velocidades entre os 54 países que fazem parte do continente.
De acordo com o relatório sobre Perspectivas Económicas para África 2017 do Banco Africano de Desenvolvimento divulgado esta semana, a cultura empresarial no continente é "vibrante", com cerca de 80% dos africanos a encararem o empreendedorismo como uma boa oportunidade de carreira. "O continente tem a maior participação do mundo de adultos a iniciarem ou a gerirem novos negócios, mas frequentemente em sectores onde a produtividade permanece baixa", refere o relatório.
Assim, as novas estratégias de industrialização devem centrar- -se no aproveitamento deste dinamismo e focar-se nas empresas privadas de crescimento rá- pido do continente que têm potencial para criar empregos de qualidade, acrescenta.
(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)